top of page

ictioftiríase

  • Agente causador: protozoário (Ichthyophthrius multifiliis) (piolho dos peixes que produz muitos filhotes)

  • Nas trocas das estações devemos tomar cuidado devida as mudanças bruscas no ambiente e falando de organismos aquáticos em específico é uma ótima hora para aparecer doenças nesse meio. A ictioftiríase é uma doença em que seu ciclo vital pode variar bastante conforme os parâmetros físicos e químicos como temperatura e principalmente oxigênio no ambiente em que ele está atacando principalmente alevinos e juvenis dos peixes de água doce

  • Contaminação: Os peixes irão contrair o ictio se ele vir instalado em algum objeto que veio de outro ambiente já infectado, água contaminada ou alimento vivo. Pode ter o seu ciclo de vida completo em uma semana ou em até mesmo 18 dias e sua reprodução é feito de forma monstruosa. Primeiramente ele irá perfurar a epiderme do peixe se instalando entre a epiderme e a derme ou nas brânquias, ali ele irá ficar se alimentando de células mortas até atingir a sua fase adulta saindo do seu hospedeiro e se fixando a algum objeto ou no fundo do aquário/ viveiro formando em volta de si uma cápsula protetora e se reproduzindo de novo.

Sanidade_figura1.gif

Streptococose

Fonte da imagem: Panorama

Gênero: Streptococcus

          Família: Streptococcaceae

          Preferem lugares oxigenados, mas também se desenvolve em meio anaeróbio, encontrada em ambientes de água doce, salobra ou salgada. Sua transmissão ocorre de forma vertical, ou seja, de peixe para peixe, porém a bactéria só é liberada quando o peixe já está morto. Mas também pode ser passada pela contaminaçãoda rqação com restos e peixe que tenho o agente.

Streptococcus iniae é a espécie que mais causa prejuízos nas pisciculturas doo mundo e já foram registradas em seres humanos.

Biológicos: Project
Biológicos: Project

©2018 by Parasitas. Proudly created with Wix.com

bottom of page